quinta-feira, junho 29, 2006

"Lançamos o barco, sonhamos a viagem: quem viaja é sempre o mar."

dito do avô Celestino, Mia Couto

Um amigo disse-me, um dia, que eu tinha uma missão, apesar de não a conseguir identificar. No mesmo dia li, por acaso, esta frase num livro: "El talento se educa en la calma, y el caracter en la tempestad". E hoje, passados meses, voltei a recordar tudo isto.
Quando era miúda adorava aquela música que dizia "eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer...". A razão de estar a escrever estas coisas ainda me é desconhecida. Hoje estou extraordinariamente nostálgica, com saudades de muitas coisas boas da vida.
Quanto aos sonhos, será que devemos fazer deles os nossos objectivos? Ou viver com os pés mais acentes na terra, com segurança e pragmatismo? Provavelmente a segunda hipótese é a mais segura. Mas faço parte de um largo grupo de seres humanos que se recusam a aceitar regras por serem lógicas, ou a comportarem-se de determinada forma por ser a mais convencional. A normalidade aborrece-me, mas admito que daria muito menos trabalho.
Num blog sobre as coisas boas da vida, este post deve parecer um pouco cinzento. Mas não é.
A saudade é das melhores coisas da vida. Deve ser por isso que só em português se conhece o seu verdadeiro significado. É a imaginação que viaja. Um momento intenso recriado na nossa memória, novamente vivido até à exaustão, com tudo o que de bom sentimos nesses instantes. É uma coisa má, triste? De maneira nenhuma! Não tenho saudades das coisas vulgares, que passaram sem deixar marca. Tenho saudades daquilo que vivi intensamente, e que gostava de repetir.

quarta-feira, junho 28, 2006

Closer


É fantástico! Os diálogos são brilhantes, as personagens estão muito bem exploradas e os actores estão mesmo no seu melhor. Fortemente recomendado a todos os que são pragmáticos nas relações e pensam que 2+2 são sempre 4. Pois aqui nem tudo é o que parece!
Entre as coisas boas da vida está alugar um dvd como este, ver sozinha em casa e ficar a pensar no mundo de cores que se encontram entre o preto e o branco.

A vantagem da ambição

VIVA PORTUGAL!

Porque entre as coisas boas da vida também está ver um grande guarda-redes defender as cores da sua bandeira. Contra tudo e contra todos! Nada os demoveu do nosso objectivo! A raça lusitana no seu melhor!
É esta a vantagem da ambição: podes não chegar à lua mas tiraste os pés do chão!

Coisas boas da vida - inauguração oficial

Um blog epicurista, poderão alguns dizer. Outros poderão chamar-lhe zen, optimista, publicitário, evidente, romântico, nostáligo,... Eu só sei que vou escrever sobre as coisas de que gosto e que me fazem sentir bem. Espero que o efeito naquele que lê seja semelhante.

O Paraíso... lugar recheado de delícias onde Deus colocou Adão e Eva, um teste à nossa capacidade de resistência. Ou antes a metáfora ideal para o apelo ao consumo das coisas boas da vida? Prefiro a segunda hipótese! Um apelo ao consumo, ao uso e abuso dos intensos prazeres que podemos desfrutar nestes cinco segundos que nos deram para viver.
Um chocolate quente no Inverno, um beijo no ombro, no pescoço,... a lareira acesa e a chuva a bater no telhado. O paraíso são as árvores, um passeio no campo e o cheiro da terra molhada.
A praia, o Nordeste Brasileiro e aquele horizonte infinito onde tudo parece mais próximo da perfeição.
O paraíso são as tardes ou noites que passo sem conseguir fechar um livro que me prendeu até à última página. Um filme que me apaixonou e um perfume que me delicia. Os sonhos, a concretização de desejos e o prazer de lutar por eles.
O Paraíso é a imaginação que viaja, a filosofia zen e as boas acções. O cinema, os finais felizes da vida real e a música. O Oriente e o Ocidente, e a junção dos povos. O mar e a serra, a vida, o desassossego e a paz . As borboletas no estômago, o corar sem querer, o rir sem saber a razão, ou tudo o que deliciosamente tentador a vida nos oferece.
Todos os prazeres sabem a pecado! E sabem tão bem...