domingo, novembro 05, 2006

Maria Madalena


Adoro estas surpresas. Não tinha lido nada sobre o filme, nem sequer sabia da sua existência ou da sua passagem pelo grande ecrã (sim, ando um pouco desactualizada). Aluguei o dvd completamente às escuras e... amei.
Com um orçamento "modesto" de quatro milhões de euros, o mais recente filme de Abel Ferrara foi rodado em quatro semanas, entre Nova Iorque, Roma e Jerusalém. Juliet Binoche intrepreta o papel de uma actriz, por sua vez influenciada pela última personagem que encarnou no cinema: Maria Madalena. Esta experiência revela-se de tal forma devastadora que a leva a trocar a carreira por uma vida simples e de descoberta espiritual. O seu desempenho não surpreende: é fantástico, como sempre.
Forrest Whitaker, um jornalista que apresenta um programa televisivo sobre religião, não lhe fica atrás. Vários temas são abordados ao longo deste filme, que não se limita a retratar a vida de Maria Madalena e o seu papel na vida de Jesus Cristo.
Para quem se surpreenda com o tema escolhido pelo realizador, fica a explicação: "[A génese de MARY] partiu da história do jornalista que apresenta um programa sobre Cristo. Quando olho para as estrelas da informação televisiva, pergunto-me sempre o que se passará nas suas vidas, e até que ponto é que uma personalidade da televisão pode ser sensível, ou preocupar-se com a fé. Outro elemento apareceu-me também da experiência de trabalhar com actores e dos seus sentimentos quando a rodagem termina. Subitamente, eles sentem que o filme os abandona e que o mundo em que viviam se desvanece. Por último, sempre quis fazer um filme sobre Maria Madalena. É uma personagem que sempre me fascinou, sem que eu saiba exactamente porquê". (www.estreia.online.pt).
Também sem perceber exactamente porquê (ou sobretudo por saber), identifiquei-me com a personagem Marie Palesie. Será porque também eu, um dia, irei ter uma revelação/ crise existencial que me fará abandonar tudo e tornar-me uma pessoa melhor? Se for para ajudar a melhorar o mundo de alguém, já tenho as malas feitas!

1 Comments:

Blogger pedro said...

Eu fui ver logo na altura ao King, um dia antes de ver «O Código Da Vinci». E de facto a Maria Madalena andou ali comigo um bom par de dias... Este Mary é muito bom, tal como a excelente, sempre Juliette, e ainda o personagem do jornalista (o actor é que é mais ou menos...)

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home